sábado, 17 de novembro de 2012

O que é RPG (Reeducação Postural Global ) e SGA (Stretching Global Ativo)?


O RPG


A Reeducação Postural Global - é um método cinesioterapêutico revolucionário, nascido da obra O Campo Fechado, publicado por Phillipe E. Souchard em 1981, na França após 15 anos de pesquisa no domínio da biomecânica.

É um método terapêutico manual que se aplica a todas as patologias que requerem fisioterapia:
- Problemas morfológicos
- Problemas posturais
- Lesões Articulares
- Patologias Reumáticas
- Seqüelas Neurológicas Espasticas
- Problemas Traumáticos
- Doenças Respiratórias
A RPG baseia-se em três princípios fundamentais:

- Individualidade: Cada ser humano é único e reage de forma diferente;
- Casualidade: A verdadeira causa do problema pode estar distante do sintoma (causa/conseqüência)
- Globalidade: Deve-se tratar o corpo como um todo, buscando identificar as responsabilidades das retrações musculares nas patologias músculo-esqueléticas.


Um dos diferenciais da RPG é a revalorização da função estática dos músculos. Solicitados em permanência, estes podem encurtar-se e perder sua flexibilidade, freando os movimentos e deformando o corpo. Assim, um dos princípios do método é identificar e alongar os músculos responsáveis pela alteração postural.

Atualmente a RPG é ministrado aos fisioterapeutas por Phillipe E. Souchard e sua equipe em 15 Países incluindo o Brasil, onde na cidade de São Paulo criou o Instituto Philippe Souchard em 1999. Já formou mais de 25.000 fisioterapeutas em várias partes do mundo. Por sua eficácia e abrangência vem ganhando notabilidade no meio cientifico o que colabora para sua consolidação.

Os tratamentos são individuais e duram cerca de 1 hora, podendo ser praticados para prevenção e manutenção através das Auto Posturas.


O método se baseia na execução lenta e ativa de posturas combinadas a tempos expiratórios específicos, tendo como objetivo a correção da postura de uma forma global pois, além de promover a harmonização muscular, visa a liberação das fáscias, que são tecidos fibrosos que envolvem os músculos e os conectam em uma mesma cadeia, interligando todo o corpo que sempre reage globalmente a qualquer alteração postural.

O SGA

Stretching Global Ativo – foi criado por Phillipe E. Souchard  como um desdobramento da RPG. Esse método possibilita a execução das mesmas posturas e respirações da RPG, só que em grupo, possibilitando ao paciente uma maior consciência corporal e preparando-o para autonomia

STRETCHING GLOBAL ATIVO – SGA

Uma alternativa eficaz aos alongamentos clássicos

O Stretching Global Ativo - SGA nasceu como dissemos,da Reeducação Postural Global – RPG, método criado por Philippe Souchard, que consiste em um trabalho corporal terapêutico das deformidades corporais e as patologias músculo esqueléticas, baseado principalmente no alongamento das cadeias musculares mais retraídas.
Foi destinado de início aos desportistas, hoje além da sua utilização no campo do esporte, vem sendo cada vez mais aplicado no campo da prevenção das lesões relacionadas às atividades repetitivas imposta no dia a dia do mundo do trabalho.

O SGA é realizado através de auto postura das cadeias musculares criada por Philippe Souchard. As posturas são escolhidas com base em uma avaliação específica, de acordo com a necessidade das atividades de um grupo de esportistas ou pessoas. Assim atenuam-se os efeitos de sobrecarga das estruturas musculoesqueléticas decorrentes dos movimentos repetitivos de cada atividade, preparando o corpo para realizar qualquer tipo ou intensidade de exercício físico sem risco de ter contraturas, estiramento e rupturas musculares, podendo ser atendidos em pequenos grupos ou individualmente.


O SGA é aplicado no campo preventivo e de manutenção. É uma ferramenta eficaz para manter os ganhos obtidos no tratamento de RPG e para quem pretende corrigir a postura, ganhar elasticidade, melhorar o rendimento desportivo, prevenir lesões, dores, melhorar a condição corporal em geral e para profissionais cuja ferramenta principal é o corpo: dança, teatro, desporto, etc.

Os cinco princípios deste método - SGA o diferenciam dos alongamentos clássico-analíticos:

1. Os músculos se organizam em forma de cadeias musculares.
2. Cada músculo tem várias fisiologias.
3. Os alongamentos são sempre ativos e globais.
4. O estiramento muscular segue os mesmos princípios da física dos materiais visco-elásticos.
5. A respiração é o motor do alongamento.


O SGA - Tem suas bases nos princípios da RPG como disse antes - é um alongamento progressivo e não forçado, aplicado de forma global e específica para cada pessoa. É global porque vários músculos são solicitados simultaneamente (inclusive os da respiração), sem que haja compensações em outras partes do nosso corpo, ou seja, preservando o eixo e o espaço das articulações, as curvaturas da coluna e os seus discos intervertebrais.

O SGA utiliza posturas de alongamento e a musculação em alongamento contrarresistência, com a duração de até 10 minutos cada postura. As sessões de 50 minutos podem ser individuais ou em grupo, com uma frequência de no mínimo 2 vezes por semana.



O Stretching Global Ativo (SGA) é a RPG aplicada aos esportes com técnicas de alongamentos musculares através de posturas que exigem contrações excêntricas e concêntricas, simultaneamente, para aumentar a flexibilidade e tonicidade da cadeia muscular, diz a fisioterapeuta.O método foi criado para que o esportista tenha acesso a cuidados, a alongamentos de qualidade, a sessões bem estruturadas, em que o alongamento é bem adaptado ao seu caso e às suas necessidades específicas, permitindo uma evolução contínua de uma sessão para outra.

SGA- Stretching Global Ativo- CURSO CONFIRMADO!!!
O SGA é a única técnica que inclui alongamentos globais provenientes da reeducação, hoje em plena expansão. 
O Stetching Global Activo (SGA) nasce da necessidade de Philippe Souchard reestruturar as bases da técnica de Reeducação Postural Global (RPG), só praticáveis no campo individual, por forma a torna-la acessível a um Grupo mas respeitando ao mesmo tempo os grandes princípios, a lógica e a eficácia da RPG.


O SGA permite restabelecer a força, o comprimento e a flexibilidade aos grupos musculares enrijecidos pela prática desportiva. A globalidade dos estiramentos, o trabalho respiratório, a contração contra resistência dos músculos estirados e o stretching dos músculos espinhais, contribuem para a originalidade do SGA e conferem-lhe uma eficácia incomparável.

A formação é destinada á Profissionais das áreas da Fisioterapia e Educação Física etc.
O porquê da formação?

Para o Fisioterapeuta, Treinador e Professor de Educação Física:

- Para que conceba sessões de alongamentos visando o alto desempenho;
- Porque na maior parte das vezes exerce o seu trabalho de forma individual, pode agora encontrar os instrumentos pedagógicos necessários para fazer alongamento em GRUPO;
- Porque precisa compreender certos gestos específicos no desporto com uma outra visão da biomecânica, de forma a aproveitar a evolução do alongamento activo;
- Porque deseja evoluir no mundo do alongamento das cadeias musculares;
- Para que consiga compreender as falhas, fraudes e compensações dos desportistas e possam portanto ajudá-los a corrigirem-se.


Para o Esportista:

- Para que compreenda a razão pela qual deve alongar e porque é que os alongamentos feitos habitualmente não apresentam, na maioria das vezes, grande eficácia;
- Para que melhore o seu desempenho pela compreensão da biomecânica do seu gesto no esporte e dos principais elementos a serem alongados;
- Para que descubra as consequências, curto e a longo prazo, de uma rigidez excessiva dos seus músculos;
- Para que tenha à sua disposição o Conceito Global de Alongamento no desporto desejado.

“Após ter demonstrado a sua eficácia no campo da patologia, o RPG coloca-se hoje ao serviço dos desportistas sob a forma de Stretching Global Activo.”Philippe Souchard, criador da RPG

Prevenir ainda é o melhor remédio.

Contatos para;

  • Personal Trainner
  • Treinadora para concursos
  • Exercícios para pessoas da 3ª idade (melhor idade)
  • Ginástica Laboral em sua empresa
  • Grupos de corrida,caminhada e exercícios físicos em seu condomínio

Profª Elisandria Mesquita (CREF-004635-G/Ce)
E-mail:(elisandria@hotmail.com)
Cel: 85.99496299/85.87157060/ (oi) 85.99504224 (tim) atuando em Fortaleza-Ce
Facebook/http://www.facebook.com/elisandria.fitness







Fonte;http://www.dirsa.aer.mil.br,http://www.sbrpg.com.br,http://www.mp-therapy.com,http://www.educacaofisica.com.br,www.rpgsouchardinst.com.br

Compartilhe!

Para curtir!

Leia!!

Postagens Mais Lidas no BLOG

Marcadores

A Caminhada (1) A história da Maratona (1) A importância da Avaliação Física (1) A Maratona de São Silvestre (1) Academia x Personal (2) Adoçante vilão ou mocinho (1) Adoçantes (1) Água nos treinos (1) Alimentação e Água nos exercícios físicos (1) Alimentação nos Exercícios Prolongados (1) Alimentação nos treinos (1) Alimentação para atletas (1) Andar e ou Pedalar e benefícios (1) Aprenda a praticar CORRIDA com mais segurança e benefícios (1) Arbitragem em Atletismo (1) Atividade física para IDOSOS (1) Atividades Aeróbicas (1) Atividades Físicas (1) Avaliação Física (1) Avaliação Física em Domicílio (1) Avaliações Físicas (1) Bacia-Pélvis-Lombar (1) Badminton (1) Benefícios da massagem para IDOSOS (1) Benefícios do JUMP (1) Benefícios do Treinamento Funcional (1) Benefícios dos Exercícios Físicos (1) Bola Suíça (1) Calcule seu IMC agora (1) Caravana Petrobrás esporte e cidadania em Fortaleza (1) Ciclismo (1) Cistos de Baker (1) Como escolher o Personal Trainer?Personal Trainer (1) como passar em testes físicos para concursos (1) Como praticar a Caminhada (1) Como praticar Slick Line (1) Como surgiu o ciclismow (1) Concursos públicos (1) Condicionamento Físico (1) Congresso em Fortaleza-Ce (1) CONGRESSO OLIMPÍADA E CIDADANIA (2) Copa do mundo Fifa 2014 (1) Copa do mundo no Brasil (1) Core (1) Core Training o que é (1) Correr descalço ou calçado? (1) Correr na esteira ou ao ar LIVRE (1) Correr no calor (1) Corrida Consciente (1) Corrida e seus OBJETIVOS (1) Curso Olimpíada e Cidadania (1) De que são feitos os adoçantes (1) Dicas para Emagrecimento (1) Diferença entre Atividade e Exercício físico (1) Dor muscular (1) Dor muscular depois do exercício (1) Dry Fit (1) Esporte é inclusão social (1) esportes na 3ª Idade (1) Exercícios (1) Exercícios com HALTERES (1) Exercícios com halteres livres (1) Exercícios Físicos Conceito (1) Exercícios físicos livres (1) Fadiga muscular (1) Fifa (1) Fifa Fan Fest 2014 Fortaleza (1) físicos com bola suiça (1) Fit Ball (1) Fitas de Suspensão (1) Fitness Aquático (1) Fortalecimento dos Músculos (1) Functional Training (1) Garrafa de água nos treinos (1) Ginástica Laboral (2) Ginástica Laboral nas Empresas (1) Hidroginástica para idosos (1) Hidroginástica para todos.O que é Hidroginástica (1) Importância do Personal Trainer (2) INCLUSÃO SOCIAL (1) Intensidade de Corrida (1) Jogos Olímpicos (1) JUMP (1) Kettlebell (1) Kranking (1) LEquipe Assessoria Esportiva (2) Lesão Meniscal (1) Licenciado ou Bacharelado?Sem restrições para atuar em E.F (1) Longevidade e Esportes (1) Massagem para IDOSOS (1) Massagem para pessoas da 3ª Idade (1) Massagem Relaxante Academia Pa Kua (1) Massagens com PEDRAS quentes (1) Medidinha Certa em Fortaleza (1) Meus Contatos (1) Mitos e verdades do Adoçante (1) O que é a condromalacia patelar? (1) O que é Badminton? (1) O que é coordenação motora? (1) O que é Fitness Aquático? (1) O que é FITNESS? (1) O que é Frisbee? (1) o que é Ginástica laboral?Surgimento da Ginástica Laboral (1) O que é MASSOTERAPIA (1) O que é Massoterapia?O que é massagem?Benefícios da massoterapia (1) O que é o Kettlebell (1) O que é reabilitação? (1) O que é RPG? (1) O que é Rugby? (1) O que é sedentarismo (1) O que é SGA? (1) O que é Slack Line (1) O que é Treinamento Funcional (1) O que é Treinamento Funcional? Treinamento Funcional (1) O que é Treino CORE (1) O que é Treino Funcional Metabólico (1) O que é uma Avaliação físicas (1) O que é uma MARATONA?Maratona (1) Ofereço treinamento para concurso contacte-me (1) Patologias do Joelho (1) Personal Trainer (1) Personal Trainer ou Academia? (1) Pliometria (1) Porque ter um Personal Trainner? (1) Preparação para testes físicos (1) Protocolo TABATA (1) Qual é a importância da atividade física na terceira idade?Atividade física na 3ª idade (1) Quem é o Personal Trainer? (2) Randy Hetrick (1) Razões para praticar atividade física (1) Regras para CORRIDA saudável (1) Rendimento Físico (1) Rotinas da avaliação física (1) Roupas Esportivas (1) RPG e SGA (1) Rugby (1) SAF (1) Saúde (1) Sedentário (1) Seleção Brasileira (1) SESC (1) SESC ATIVO (1) Sesc-Ceará (1) SESI (1) SESI e REDE GLOBO medidinha certa (1) SESI e REDE Globo no esporte e cidadania (1) SESI esportes (1) SESI lazer (1) SESI produtos e serviços (1) Sesi-Atleta do Futuro (1) Slack Line (1) Supino (1) Supino com Barra (1) Tecidos Inteligentes (1) Terceira Idade e Esportes (1) Testes físicos para Concursos (1) Tipos de Bicicletas (1) Treinamento Contínuo (1) Treinamento de Força (1) Treinamento de força e condicionamento (2) Treinamento de Velocidade (1) Treinamento em Suspensão (1) Treinamento FARTLEK (1) Treinamento intervalado (1) Treinamentos para concurso (1) Treino Tabata (1) Treino TABATA 4 minutos (1) TRX (1) Vamos pular corda? (1) Veja exercícios com alteres livres (1) Vídeos (2)

Marcadores

 
 

Meus leitores no MUNDO

Arquivos do Blog