domingo, 13 de outubro de 2013

O que é Massoterapia?Quais os benefício da Massoterapia?



O que é massoterapia?



Massagem é a prática de aplicar força ou vibração sobre tecidos macios do corpo, incluindo músculos, tecidos conectivos, tendões, ligamentos e articulações para estimular a circulação, a mobilidade, a elasticidade ou alívio de determinadas dores corporais.



Por ser uma forma de terapia, também pode ser conhecida como massoterapia.
Pode ser aplicada a partes do corpo ou continuamente a todo o corpo, para curar traumas físicos, aliviar stress psicológico, controlar a dor, melhorar a circulação e aliviar tensão.
Quando a massagem é utilizada para benefícios físicos e mentais, ela pode ser chamada de “Terapia de Massagem Terapêutica”.


OS BENEFÍCIOS DA MASSAGEM

Hipócrates (460 a 377 a.C.), considerado o pai da medicina, já utilizava a massagem como uma ferramenta terapêutica em seus pacientes.

O poder do toque e manobras realizadas na massagem é capaz de fortalecer o sistema imunológico do corpo, responsável por nossa defesa contra doenças.

Durante uma sessão de massagem, o cortisol, hormônio liberado pelo organismo quando ficamos estressados, sofre uma redução considerável, o que ajuda muito a combater o estresse da vida moderna.
Também durante a massagem, há o aumento da dopamina, neurotransmissor responsável pela sensação de prazer, o que explica a sensação de relaxamento e bem estar após uma sessão de massagem.



BENEFÍCIOS MUITO ALÉM DO RELAXAMENTO

  • As pessoas que não conhecem muito bem os benefícios da massagem associam a prática somente para o relaxamento como objetivo, porém, a massagem é capaz de proporcionar diversos outros benefícios físicos e emocionais, dos quais podemos destacar:
  • Redução da ansiedade
  • Combate a depressão, pois promove a sensação de bem estar
  • Combate ao estresse
  • Estimula a circulação sanguínea e linfática
  • Reduz a tensão e dores musculares
  • Elimina toxinas e resíduos metabólicos







Apesar de haver muitos tipos particulares de massagem, existem apenas alguns tipos básicos e primordiais de massagem. As técnicas de massagem dividem-se basicamente em duas categorias: Energéticas e Fisiológicas.



As primeiras buscando a reorientação da energia vital (chi, ki, prana) e as segundas buscando a desintoxicação do organismo através da eliminação do ácido lático das fibras musculares, além de auxiliar o retorno do sistema venoso.



Depois começaram a bifurcar-se em centenas de correntes e estilos diferentes, fundindo-se e separando-se em outros tantos estilos.


Hoje em dia existem massagens aplicadas para praticamente todos os fins. Desde massagens para bebês e idosos até massagens cosméticas, de rejuvenescimento localizado.



As massagens hoje em dia estão cada vez mais enraizadas nas culturas chegando até mesmo às empresas. Cada vez mais, grandes organizações incorporam nos seus pacotes de incentivos, massagens inclusive no próprio local de trabalho.


A massoterapia é um meio ancestral de alcançar a cura e o resgate do bem-estar através de movimentos que se valem de toques com as mãos, os quais exercem sobre o corpo intensidade, fricções e pressões necessárias para propiciar relaxamento, alívio das tensões cotidianas, uma melhor circulação do sangue e das substâncias linfáticas, a oxigenação dos tecidos orgânicos e o resgate das energias perdidas.



Ela lança mão de recursos holísticos provenientes tanto do Ocidente quanto do Oriente, e está presente nas civilizações mais antigas, há milhares de anos. Esta técnica é portadora de imensos benefícios terapêuticos, estéticos, psíquicos e é salutar para aqueles que praticam exercícios.



Ela também pode contribuir para um melhor relacionamento do homem com seu corpo, na conquista de uma percepção maior da respiração e para uma consciência corporal cada vez mais intensa.




O Massoterapeuta

Os massoterapeutas são normalmente submetidos a uma formação rigorosa, mas é importante sempre buscar referências na procura destes profissionais e de clínicas especializadas.


A opção pela melhor modalidade de massagem está essencialmente ligada ao distúrbio a ser eliminado, bem como à personalidade do paciente. Isto porque ela age profundamente não só sobre a epiderme, mas principalmente sobre músculos, tendões, ligamentos, e até mesmo em alguns órgãos do corpo.


Assim, a massoterapia produz sensações de intenso prazer e bem-estar, mas também pode provocar vantagens a longo prazo, se for realizado um tratamento mais prolongado. Portanto, se o paciente se submeter a sessões regulares e constantes de massagens, pode obter fortalecimento e vigor em todo o organismo, o que o leva a se precaver de lesões e torções violentas.


Além disso, esta técnica harmoniza o sistema nervoso ou o excita, conforme for a necessidade da pessoa atendida. De qualquer forma, ela diminui o cansaço, devolvendo ao indivíduo a vitalidade dispersa. Assim, ela atua nos planos físico, mental e espiritual.Vestígios do uso da massagem vêm sendo encontrados nas pinturas realizadas em muros, nos túmulos, inscritas em cerâmicas, xilogravuras e desenhos ancestrais.


Estas marcas temporais fixaram para a posteridade a utilização destas técnicas na China, no Japão, Egito e Pérsia – atual Irã. Transpostas para o mundo ocidental, elas são registradas nas medicinas da Grécia e de Roma. Ao longo da era medieval não se percebe sua presença, mas a partir do século XVI ela é resgatada por Ambroise Paré, médico francês.

Seu uso também é recomendado, hoje, na cura de diversas doenças, tanto orgânicas quanto psíquicas.



Já foram comprovadas melhorias no ritmo cardíaco, diminuição da pressão sanguínea, alívio das dores crônicas, restituição dos movimentos normais da articulação, entre outras vantagens da massoterapia.



Benefícios da massagem para idosos

A massagem para os idosos oferece TODOS os benefícios já conhecidos pelos clientes
A massagem para os idosos oferece TODOS os benefícios já conhecidos pelos clientes mais jovens, em particular a massagem para os idosos é ainda mais eficaz devido aos desafios tanto emocionais quanto físicos que os idosos experimentam. 


A grande maioria dos idosos é sedentário, muitas vezes por dolorosas artrites, dificuldade de equilíbrio ou problemas circulatórios. A massagem suave, mas estimulante, traz alguns dos resultados que seriam conseguidos através de exercícios.


Pesquisas indicam que o contato social é um componente chave da saúde e felicidade dos idosos. "O isolamento é um poderoso fator de risco para aqueles que já tem a saúde debilitadada", de acordo com a crônica "Envelhecendo com sucesso" , o qual trás os resultados de um estudo da Fundação MacArthur.


O contato periódico entre o massoterapeuta e o paciente, pode ser parte significativa desta rede de necessidades que o idoso requer.

O idoso sabe que pelo menos duas vezes por semana ele ou ela receberá atenção totalmente focalizada ao seu cuidado individual, ele se sentirá único e valorizado. 


"Envelhecer não é para os medrosos".Dar massagem terapêutica para idosos também não é para medrosos, é tão gratificante quando exigente.
Requer do profissional massoterapeuta um interesse verdadeiro da vida dos pacientes idosos, participar do restabelecimento de deficiências físicas e desta forma ser convidado a ingressar no mundo dos idosos, tratando-os com dignidade, não importando suas excentricidades ou circunstâncias.



CONCLUSÃO

Como vimos, os benefícios da massagem vão muito além do relaxamento e esta é uma prática já comprovada cientificamente para prevenção de doenças e promoção da saúde.
Para garantir os benefícios que a massagem pode lhe proporcionar, orientamos sempre procurar um profissional formado para garantir a eficácia e responsabilidade no tratamento

E VOCÊ? JÁ CONHECIA ESTES BENEFÍCIOS DA MASSAGEM?

Para marcar uma sessão de massagem entre em contato através do e-mail abaixo;
Elisandria@gmail.com (Atendimento em Fortaleza-Ce) ou ligue para (85) 8715.7060-99504224

Ligue e peça para marcar horário com a Massoterapeuta Elisandria!
Ou ligue direto para a Professora o atendimento será na Academia Pa-Kua Cocó-Fortaleza-Ce


Obrigado á todos!
Elisandria Mesquita
Personal Trainer e Massoterapeuta
(Cref-004635-G/CE)
Fortaleza-CE, Brazil




(Entre em contato via facebook)
Fortaleza-Ce




Fontes de pesquisas;http://www.dicasdemassagem.com.br/,http://pt.wikipedia.org,Nancy S. Kahalewai, Hawaiian Lomilomi - Big Island Massage, Island Massage Publishing,
Makana Risser R. Chai: Na Mo'olelo Lomilomi - The Traditions of Hawaiian Massage & Healing. Bishop Museum Print, 2005. ISBN 1-58178-046-X,American Massage Therapy Association (AMTA), Journal Joan S. Lohman,http://www.sitemedico.com.br

Compartilhe!

Para curtir!

Leia!!

Postagens Mais Lidas no BLOG

Marcadores

A Caminhada (1) A história da Maratona (1) A importância da Avaliação Física (1) A Maratona de São Silvestre (1) Academia x Personal (2) Adoçante vilão ou mocinho (1) Adoçantes (1) Água nos treinos (1) Alimentação e Água nos exercícios físicos (1) Alimentação nos Exercícios Prolongados (1) Alimentação nos treinos (1) Alimentação para atletas (1) Andar e ou Pedalar e benefícios (1) Aprenda a praticar CORRIDA com mais segurança e benefícios (1) Arbitragem em Atletismo (1) Atividade física para IDOSOS (1) Atividades Aeróbicas (1) Atividades Físicas (1) Avaliação Física (1) Avaliação Física em Domicílio (1) Avaliações Físicas (1) Bacia-Pélvis-Lombar (1) Badminton (1) Benefícios da massagem para IDOSOS (1) Benefícios do JUMP (1) Benefícios do Treinamento Funcional (1) Benefícios dos Exercícios Físicos (1) Bola Suíça (1) Calcule seu IMC agora (1) Caravana Petrobrás esporte e cidadania em Fortaleza (1) Ciclismo (1) Cistos de Baker (1) Como escolher o Personal Trainer?Personal Trainer (1) como passar em testes físicos para concursos (1) Como praticar a Caminhada (1) Como praticar Slick Line (1) Como surgiu o ciclismow (1) Concursos públicos (1) Condicionamento Físico (1) Congresso em Fortaleza-Ce (1) CONGRESSO OLIMPÍADA E CIDADANIA (2) Copa do mundo Fifa 2014 (1) Copa do mundo no Brasil (1) Core (1) Core Training o que é (1) Correr descalço ou calçado? (1) Correr na esteira ou ao ar LIVRE (1) Correr no calor (1) Corrida Consciente (1) Corrida e seus OBJETIVOS (1) Curso Olimpíada e Cidadania (1) De que são feitos os adoçantes (1) Dicas para Emagrecimento (1) Diferença entre Atividade e Exercício físico (1) Dor muscular (1) Dor muscular depois do exercício (1) Dry Fit (1) Esporte é inclusão social (1) esportes na 3ª Idade (1) Exercícios (1) Exercícios com HALTERES (1) Exercícios com halteres livres (1) Exercícios Físicos Conceito (1) Exercícios físicos livres (1) Fadiga muscular (1) Fifa (1) Fifa Fan Fest 2014 Fortaleza (1) físicos com bola suiça (1) Fit Ball (1) Fitas de Suspensão (1) Fitness Aquático (1) Fortalecimento dos Músculos (1) Functional Training (1) Garrafa de água nos treinos (1) Ginástica Laboral (2) Ginástica Laboral nas Empresas (1) Hidroginástica para idosos (1) Hidroginástica para todos.O que é Hidroginástica (1) Importância do Personal Trainer (2) INCLUSÃO SOCIAL (1) Intensidade de Corrida (1) Jogos Olímpicos (1) JUMP (1) Kettlebell (1) Kranking (1) LEquipe Assessoria Esportiva (2) Lesão Meniscal (1) Licenciado ou Bacharelado?Sem restrições para atuar em E.F (1) Longevidade e Esportes (1) Massagem para IDOSOS (1) Massagem para pessoas da 3ª Idade (1) Massagem Relaxante Academia Pa Kua (1) Massagens com PEDRAS quentes (1) Medidinha Certa em Fortaleza (1) Meus Contatos (1) Mitos e verdades do Adoçante (1) O que é a condromalacia patelar? (1) O que é Badminton? (1) O que é coordenação motora? (1) O que é Fitness Aquático? (1) O que é FITNESS? (1) O que é Frisbee? (1) o que é Ginástica laboral?Surgimento da Ginástica Laboral (1) O que é MASSOTERAPIA (1) O que é Massoterapia?O que é massagem?Benefícios da massoterapia (1) O que é o Kettlebell (1) O que é reabilitação? (1) O que é RPG? (1) O que é Rugby? (1) O que é sedentarismo (1) O que é SGA? (1) O que é Slack Line (1) O que é Treinamento Funcional (1) O que é Treinamento Funcional? Treinamento Funcional (1) O que é Treino CORE (1) O que é Treino Funcional Metabólico (1) O que é uma Avaliação físicas (1) O que é uma MARATONA?Maratona (1) Ofereço treinamento para concurso contacte-me (1) Patologias do Joelho (1) Personal Trainer (1) Personal Trainer ou Academia? (1) Pliometria (1) Porque ter um Personal Trainner? (1) Preparação para testes físicos (1) Protocolo TABATA (1) Qual é a importância da atividade física na terceira idade?Atividade física na 3ª idade (1) Quem é o Personal Trainer? (2) Randy Hetrick (1) Razões para praticar atividade física (1) Regras para CORRIDA saudável (1) Rendimento Físico (1) Rotinas da avaliação física (1) Roupas Esportivas (1) RPG e SGA (1) Rugby (1) SAF (1) Saúde (1) Sedentário (1) Seleção Brasileira (1) SESC (1) SESC ATIVO (1) Sesc-Ceará (1) SESI (1) SESI e REDE GLOBO medidinha certa (1) SESI e REDE Globo no esporte e cidadania (1) SESI esportes (1) SESI lazer (1) SESI produtos e serviços (1) Sesi-Atleta do Futuro (1) Slack Line (1) Supino (1) Supino com Barra (1) Tecidos Inteligentes (1) Terceira Idade e Esportes (1) Testes físicos para Concursos (1) Tipos de Bicicletas (1) Treinamento Contínuo (1) Treinamento de Força (1) Treinamento de força e condicionamento (2) Treinamento de Velocidade (1) Treinamento em Suspensão (1) Treinamento FARTLEK (1) Treinamento intervalado (1) Treinamentos para concurso (1) Treino Tabata (1) Treino TABATA 4 minutos (1) TRX (1) Vamos pular corda? (1) Veja exercícios com alteres livres (1) Vídeos (2)

Marcadores

 
 

Meus leitores no MUNDO

Arquivos do Blog