segunda-feira, 8 de julho de 2013

O que são CISTOS de BAKER?


Cistos de BAKER


Cisto de Baker: o que é, como tratar

O cisto de Baker é um problema bastante comum, especialmente entre os desportistas. Entenda o que é e saiba como tratá-lo.
Uma queixa bastante comum entre os desportistas, principalmente os corredores, é dor e inchaço na região do joelho, que surge mediante a realização de atividade física e desaparece com o repouso. Na maioria das vezes as pessoas acabam não dando importância ao quadro álgico, e demoram a procurar auxílio médico. 

O resultado pode ser desastroso, pois a dor tende a piorar até o ponto de atrapalhar o rendimento esportivo.
É importe que todas as pessoas, mas principalmente os atletas, saibam que vários distúrbios articulares podem começar com esse quadro inespecífico de dor, que piora com o exercício e melhora com o repouso, e podem evoluir para uma complicação bastante comum.


A primeira medida a ser tomada para evitar a progressão do quadro clínico, é reduzir as atividades que envolvem impacto excessivo, como saltos, corridas e jogos de futebol. Na maioria dos casos será necessária ajuda de fisioterapeuta, e os desportistas podem necessitar de afastamento temporário de suas atividades. Em situação extremas, a presença do cisto impede a movimentação da articulação, sendo necessária a imobilização da perna.

Em alguns casos, o tratamento definitivo pode ser cirúrgico, porém o edema tende a regredir com exercícios de alongamento muscular, que devem ser executados com muita cautela, para não exercer pressão sobre o cisto.

Saiba o que é e como tratar o cisto de Baker.

Também chamados de cistos poplíteos, os cistos de Baker são pequenos sacos cheios de líquido sinovial ou líquido articular que se formam atrás do joelho na extensão da cápsula articular.

Normalmente, o líquido sinovial que circula pela articulação acaba sendo aprisionado nessas pequenas bolsas formando os cistos. Isto pode ocorrer devido à algumas alterações do estado normal do joelho, como: artrite reumatóide, osteoartrite ou uso excessivo do joelho.

Nas crianças, podem ocorrer cistos de Baker indolores, apresentando apenas inchaço e sendo mais percebidos quando o joelho encontra-se totalmente estendido. Embora sejam indolores, às vezes, podem causar ligeira rigidez ou desconforto pelo edema.

Já nos adultos, o aumento rápido e exagerado da quantidade de líquido dentro do cisto poderá provocar sua ruptura. O líquido liberado de dentro do cisto pode causar inflamação dos tecidos adjacentes e desencadear edema na panturrilha, levando a uma sintomatologia semelhante a da trombose venosa. Além disso, o crescimento ou a ruptura deste cisto, poderá exercer uma pressão sobre a veia poplítea, localizada atrás do joelho e, de fato, originar uma tromboflebite.



O diagnóstico é médico e, geralmente, necessita de exames como ressonância magnética ou ecografia para dimensionar o tamanho do cisto e permitir uma análise mais detalhada.


O tratamento costuma ser direcionado com medicamentos anti-inflamatórios, retirada do líquido, injeção de corticóide de ação prolongada e, muito raramente, cirúrgico. Mas, isso dependerá da necessidade de cada paciente.

Deve-se lembrar também que o cisto de Baker é, na maioria dos casos, assintomático, sendo possível conviver com ele, sem que seja causado outro problema qualquer.

Em se tratando de prevenção, é muito difícil evitar a formação desses cistos. O melhor a se fazer é sempre cuidar muito bem dos joelhos, mantendo-os fortes e estáveis.



Perguntas e respostas

Cisto de Baker no Joelho

O que é o cisto de Baker? ( Baker Cyst, Popliteal Cyst, Quisto de Baker )

O cisto de Baker é um cisto cheio de líquido que provoca uma saliência e uma sensação de desconforto atrás do joelho. A dor pode piorar durante a flexo extensão o joelho ou em momentos de maior atividade física no trabalho, andar distâncias maiores ou subir escadas.


O cisto de Baker é um câncer?

Não, é uma tumoração cheia de liquido sinovial benígna. Quando um cisto de Baker cresce muito ele pode incomodar e causar um efeito de massa comprimindo as estrutural na fossa poplítea, porém o efeito maligno é pela compressão e não por ser um câncer.

O que causa o cisto de Baker?

O cisto de Baker, também chamado de cisto poplíteo, é geralmente o resultado de uma patologia intrarticular ao joelho, como artrite, artrose, lesão na cartilagem, lesoes meniscais ou ligamentares. Essas doenças podem levar o joelho a uma maior produção de líquido sinovial , essa sinovite leva a formação do cisto de Baker.

Quais os sintomas do cisto de Baker?

O cisto de Baker pode causar inchaço na região posterior do joelho e provocar desconforto ou dor na região, algumas vezes a dor tem origem no cisto porém a dor pode estar relacionada ao problema primário que levou ao surgimento do Cisto de Baker.


Em alguns casos, o cisto de Baker não causa dor, e o paciente pode nem notar.

Mesmo não tendo sintomas objetivos você pode observar:

Inchaço atrás do joelho, e às vezes na perna
A dor do joelho
Rigidez
Na palpação da região posterior do joelho sentir uma estrutura semelhante a um balão cheio de água

Como é a lubrificação do joelho?

A cartilagem e os tendões do joelho contam com um fluido lubrificante chamado líquido sinovial. Esse líquido ajuda no movimento da perna e reduz o atrito entre a tíbia, o fémur e a rotula.

Como surge o cisto de Baker?

O líquido sinovial circula, entra e sai das bolsas de tecido (bursas) em todo o seu joelho. Existe um sistema de válvula entre o joelho e a bursa na parte posterior do joelho (Bursa poplítea). Este válvula regula a quantidade de líquido sinovial entrando e saindo da bursa. Mas às vezes o joelho produz muito líquido sinovial ( sinovite), resultando em acúmulo de líquido na bursa e esse acúmulo é chamado de cisto de Baker.


Isso pode ser causado por:

A inflamação da articulação do joelho, tal como ocorre com vários tipos de artrite e na artrose.Nas lesões do joelho, como uma lesão cartilaginosa, meniscal ou ligamentar 

Como ocorre ?

A causa exata do cisto de Baker ainda é desconhecida. Entretanto, o cisto pode ocorrer quando a produção de fluído está aumentada, como no caso de artrite ou após uma lesão.

Quais os exames usados para confirmar o cisto de Baker?

Os exames mais usados são o ultrassom e a ressonância nuclear magnética, essa última, muitas vezes também mostra a causa primária da sinovite que levou ao surgimento do cisto de BaKer.

Quando consultar um médico ortopedista?

Se você está sentindo dor e inchaço atrás do joelho, consulte o seu médico ortopedista para determinar a causa. Embora improvável, uma protuberância atrás do joelho pode ser um sinal de uma doença mais grave, como um tumor ou um aneurisma da artéria poplítea, em vez de um cisto cheio de líquido.


Quais as complicações de um cisto de Baker?

Raramente, um cisto de Baker pode explodir e provocar um vazamento de líquido sinovial na região da panturrilha os sintomas são: Dor no joelho e edema na panturrilha, às vezes, vermelhidão e uma sensação de água correndo na panturrilha. Esses sinais e sintomas se assemelham aos de uma trombose venosa. Se você tem dor, inchaço e vermelhidão da panturrilha, você precisa de avaliação médica imediata.

Como é feito o tratamento do cisto de Baker?

O tratamento em geral é endereçado a causa primária que leva a sinovite, os paciente em geral melhoram após a artroscopia para tratamento das lesões intrarticulares, raramente está indicado tratamento cirúrgico do cisto propriamente dito.


Tratamento

Muitas vezes os quistos de Baker reduzem e desaparecem por si só ao longo do tempo. No entanto, poderão persistir por meses ou mesmo anos antes de desaparecer. Num grande número de pessoas os sintomas são tão reduzidos que nenhum tratamento específico é necessário.

No entanto, existem várias opções de tratamento que o podem ajudar, no caso de ter sintomas associados com um quisto de Baker. Estes incluem:

  • Tratamento de qualquer problema subjacente no joelho. É importante que qualquer problema primário no joelho, como a artrose do joelho, ruptura dos meniscos ou artrite reumatoide, seja tratado. Isso pode ajudar a reduzir o tamanho do quisto e algum inchaço ou dor que ele provoque.
  • Ligadura elástica para o joelho. Esta fornece compressão e suporte ao joelho e pode ajudar a reduzir o inchaço.
  • Anti-inflamatórios não-esteróides (AINEs). Podem ajudar a aliviar a dor e a limitar a inflamação.
  • Gelo: Aplique uma compressa de gelo na área lesada, colocando uma toalha fina entre o gelo e a pele. Use o gelo por 20 minutos e depois espere pelo menos 40 minutos antes de aplicar gelo novamente.
  • Fisioterapia. Um plano de exercícios terapêuticos, focados sobretudo no fortalecimento dos músculos da coxa é benéfico para manter a amplitude de movimento do joelho e reduzir os sintomas. A aplicação de ultra-sons também poderá ter efeitos benéficos.


A maioria dos cistos regridem espontaneamente com o passar do tempo, mas não é possível determinar se acontecerà ou em quanto tempo pode acontecer.
Geralmente, aspirar o líquido no saco é inútil porque num curto espaço de tempo enche-se novamente com o outro líquido.

Em crianças, se espera uma cura espontânea, enquanto em pessoas adultas pode ser tratado com injeções de cortisona, mas pode ocorrer recaidas se você não resolver o problema que causou os cistos.

Além disso a cortisona provoca muitos efeitos colaterais.



Kinesio taping para cistos de Baker

Kinesio Taping para o Cabo poplítea: Usado para drenar os gânglios linfáticos na fossa poplítea. Ação: drenagem. Forma: Um fã de strip. Comprimento: 15-20cm. Aplique a tira com o joelho em extensão, sem tensão, formando um ventilador na fossa poplítea. Muito útil quando combinado com o anterior do joelho em forma de leque duplo.


Se o cisto é quebrado, o joelho se inflamar como após uma lesão, com dor, inchaço, vermelhidão e calor.

Um cisto doloroso de grande dimensão podem ser removido cirurgicamente, mas também neste caso, se o poblema não é resolvido, há a possibilidade concreta que vai se formar (por exemplo, lesão no menisco).

Hoje, os cistos são removidos cirurgicamente a céu aberto, a operação consiste em gravura e remoção da estrutura, em seguida suturada a cápsula de modo que ela não se reproduza no futuro.

Os primeiros dias após a cirurgia de aplicar o protocolo RICE com repouso, gelo e elevação do membro operado, o joelho vem enjessado ou blocado com um tutor por três dias.

Ele começa o mais cedo possível a mobilização passiva com cautela, o paciente terá que iniciar a mobilização ativa dentro de uma semana após a cirurgia.

Na segunda semana, ocorre a mobilização da cicatriz para evitar a formação de aderências cicatriciais irritantes que restringem o movimento.
A deambulação começa com muletas ou bastões Canadenses, em seguida, assim que a dor diminuir podemos abadonar gradualmente.

A pessoa que estiver com o cisto de Baker ou qualquer tipo de dor, seja ela articular ou não, deve afastar-se dos exercício físicos e procurar atendimento.

Em casos como este Procure um Ortopedista.

Contatos para;

  • Personal Trainner
  • Treinadora para concursos
  • Exercícios para pessoas da 3ª idade (melhor idade)
  • Ginástica Laboral em sua empresa
  • Grupos de corrida,caminhada e exercícios físicos em seu condomínio

Profª Elisandria Mesquita (CREF-004635-G/Ce)
E-mail:(elisandria@hotmail.com)
Cel: 85.99496299/85.87157060/ (oi) 85.99504224 (tim) atuando em Fortaleza-Ce
Facebook/http://www.facebook.com/elisandria.fitness


Fontes:http://www.deboraflores.com.br/2012/09/cistos-de-bakerconhece;html:http://www.marcosbritto.com/2010/09/cisto-de-baker-no-joelho.html,http://renatomedeirosfisioterapia.blogspot.com.br/p/cisto-de-baker-voce-conhece.html;http://www.fisioterapiaparatodos.com/p/cisto-de-baker/;http://www.mundodastribos.com/cisto-de-baker-o-que-e-como-tratar.html

Compartilhe!

Para curtir!

Leia!!

Postagens Mais Lidas no BLOG

Marcadores

A Caminhada (1) A história da Maratona (1) A importância da Avaliação Física (1) A Maratona de São Silvestre (1) Academia x Personal (2) Adoçante vilão ou mocinho (1) Adoçantes (1) Água nos treinos (1) Alimentação e Água nos exercícios físicos (1) Alimentação nos Exercícios Prolongados (1) Alimentação nos treinos (1) Alimentação para atletas (1) Andar e ou Pedalar e benefícios (1) Aprenda a praticar CORRIDA com mais segurança e benefícios (1) Arbitragem em Atletismo (1) Atividade física para IDOSOS (1) Atividades Aeróbicas (1) Atividades Físicas (1) Avaliação Física (1) Avaliação Física em Domicílio (1) Avaliações Físicas (1) Bacia-Pélvis-Lombar (1) Badminton (1) Benefícios da massagem para IDOSOS (1) Benefícios do JUMP (1) Benefícios do Treinamento Funcional (1) Benefícios dos Exercícios Físicos (1) Bola Suíça (1) Calcule seu IMC agora (1) Caravana Petrobrás esporte e cidadania em Fortaleza (1) Ciclismo (1) Cistos de Baker (1) Como escolher o Personal Trainer?Personal Trainer (1) como passar em testes físicos para concursos (1) Como praticar a Caminhada (1) Como praticar Slick Line (1) Como surgiu o ciclismow (1) Concursos públicos (1) Condicionamento Físico (1) Congresso em Fortaleza-Ce (1) CONGRESSO OLIMPÍADA E CIDADANIA (2) Copa do mundo Fifa 2014 (1) Copa do mundo no Brasil (1) Core (1) Core Training o que é (1) Correr descalço ou calçado? (1) Correr na esteira ou ao ar LIVRE (1) Correr no calor (1) Corrida Consciente (1) Corrida e seus OBJETIVOS (1) Curso Olimpíada e Cidadania (1) De que são feitos os adoçantes (1) Dicas para Emagrecimento (1) Diferença entre Atividade e Exercício físico (1) Dor muscular (1) Dor muscular depois do exercício (1) Dry Fit (1) Esporte é inclusão social (1) esportes na 3ª Idade (1) Exercícios (1) Exercícios com HALTERES (1) Exercícios com halteres livres (1) Exercícios Físicos Conceito (1) Exercícios físicos livres (1) Fadiga muscular (1) Fifa (1) Fifa Fan Fest 2014 Fortaleza (1) físicos com bola suiça (1) Fit Ball (1) Fitas de Suspensão (1) Fitness Aquático (1) Fortalecimento dos Músculos (1) Functional Training (1) Garrafa de água nos treinos (1) Ginástica Laboral (2) Ginástica Laboral nas Empresas (1) Hidroginástica para idosos (1) Hidroginástica para todos.O que é Hidroginástica (1) Importância do Personal Trainer (2) INCLUSÃO SOCIAL (1) Intensidade de Corrida (1) Jogos Olímpicos (1) JUMP (1) Kettlebell (1) Kranking (1) LEquipe Assessoria Esportiva (2) Lesão Meniscal (1) Licenciado ou Bacharelado?Sem restrições para atuar em E.F (1) Longevidade e Esportes (1) Massagem para IDOSOS (1) Massagem para pessoas da 3ª Idade (1) Massagem Relaxante Academia Pa Kua (1) Massagens com PEDRAS quentes (1) Medidinha Certa em Fortaleza (1) Meus Contatos (1) Mitos e verdades do Adoçante (1) O que é a condromalacia patelar? (1) O que é Badminton? (1) O que é coordenação motora? (1) O que é Fitness Aquático? (1) O que é FITNESS? (1) O que é Frisbee? (1) o que é Ginástica laboral?Surgimento da Ginástica Laboral (1) O que é MASSOTERAPIA (1) O que é Massoterapia?O que é massagem?Benefícios da massoterapia (1) O que é o Kettlebell (1) O que é reabilitação? (1) O que é RPG? (1) O que é Rugby? (1) O que é sedentarismo (1) O que é SGA? (1) O que é Slack Line (1) O que é Treinamento Funcional (1) O que é Treinamento Funcional? Treinamento Funcional (1) O que é Treino CORE (1) O que é Treino Funcional Metabólico (1) O que é uma Avaliação físicas (1) O que é uma MARATONA?Maratona (1) Ofereço treinamento para concurso contacte-me (1) Patologias do Joelho (1) Personal Trainer (1) Personal Trainer ou Academia? (1) Pliometria (1) Porque ter um Personal Trainner? (1) Preparação para testes físicos (1) Protocolo TABATA (1) Qual é a importância da atividade física na terceira idade?Atividade física na 3ª idade (1) Quem é o Personal Trainer? (2) Randy Hetrick (1) Razões para praticar atividade física (1) Regras para CORRIDA saudável (1) Rendimento Físico (1) Rotinas da avaliação física (1) Roupas Esportivas (1) RPG e SGA (1) Rugby (1) SAF (1) Saúde (1) Sedentário (1) Seleção Brasileira (1) SESC (1) SESC ATIVO (1) Sesc-Ceará (1) SESI (1) SESI e REDE GLOBO medidinha certa (1) SESI e REDE Globo no esporte e cidadania (1) SESI esportes (1) SESI lazer (1) SESI produtos e serviços (1) Sesi-Atleta do Futuro (1) Slack Line (1) Supino (1) Supino com Barra (1) Tecidos Inteligentes (1) Terceira Idade e Esportes (1) Testes físicos para Concursos (1) Tipos de Bicicletas (1) Treinamento Contínuo (1) Treinamento de Força (1) Treinamento de força e condicionamento (2) Treinamento de Velocidade (1) Treinamento em Suspensão (1) Treinamento FARTLEK (1) Treinamento intervalado (1) Treinamentos para concurso (1) Treino Tabata (1) Treino TABATA 4 minutos (1) TRX (1) Vamos pular corda? (1) Veja exercícios com alteres livres (1) Vídeos (2)

Marcadores

 
 

Meus leitores no MUNDO

Arquivos do Blog