sábado, 25 de agosto de 2012

O que é RUGBY?


O Rugby é um esporte coletivo criado na Inglaterra.



Conta a lenda que o esporte surgiu de uma jogada irregular do futebol, na qual um jogador de um colégio da cidade inglesa de Rugby,(em Warwickshire, Inglaterra) de nome Willian Webb Ellis, teria pego a bola do jogo com as mãos, e seguido com ela até a linha de fundo adversária. Isto teria ocorrido em 1823.Possivelmente sem se dar conta sobre o que aconteceria depois, Willian deu caminho a um esporte que já acumula mais de 3 milhões de praticantes em mais de 120 países.

O Rugby só foi reconhecido como esporte pela associação de Futebol em 1863.
Chegou ao Brasil no século retrasado, e segundo o historiador Paulo Várzea, Charles Miller, o “pai do futebol”, teria organizado em 1895 o primeiro time de Rugby brasileiro, em São Paulo; e o primeiro clube a praticar o esporte, o Clube Brasileiro de Futebol Rugby, teria sido fundado em 1891.

 

Mas o que realmente devemos saber é que hoje o Rugby é um esporte dinâmico, diferente de qualquer outro tipo de esporte grupal, com regras um tanto diferentes que dão a este esporte o título de 'esporte para cavalheiros'. A bola oval é o centro das atenções no campo de jogo.
Seu peculiar formato surpreende jogadores e espectadores pois o seu percurso deixa de ser previsível. 



 

A bola não é passada pra frente, como no caso do futebol, mas pra trás com as mãos de jogador pra jogador.
Ela pode também ser chutada pra frente, dependendo da estratégia do time. São 15 jogadores de cada lado, em algumas modalidades o jogo pode ter 7 ou 10 jogadores.


Não existe um goleiro, uma grande vantagem, já que todos os jogadores entram em campo com o propósito de dar o melhor de si para levar o seu time à vitória. Os jogadores são todos amigos, se não existir um verdadeiro entrosamento entre os membros do time, o jogo não vai pra frente.

                                                                Campo de Rugby


É um esporte violento? 
Não, o Rugby é extremamente competitivo, requer vontade, flexibilidade e boa disposição. Você deve imaginar que todos jogadores de Rugby têm dois metros de altura e mais de 100 quilos. Porém isso não é verdade. No Rugby há espaço para todos.

O tipo físico do jogador de Rugby não é definido, cada tipo físico é bem aproveitado dentro do time na posição onde melhor possa se desempenhar. Um jogador que tenha um bom conhecimento das particularidades do jogo não vai levar ossos quebrados pra casa.

É verdade que o jogo exige contato físico para impedir o time contrário de levar a bola até o outro extremo do campo, a modo de defesa, mas não chega a ser um jogo onde alguém possa correr o risco de se machucar com gravidade toda vez que jogar, mesmo porque somente quem está com a bola pode ser derrubado.
 
Dessa forma o jogador sabe em que momento ele pode entrar em contato direto com o adversário e estar preparado para o baque, ao contrário de muitos outros esportes onde este tipo de contato físico não é esperado, provocando graves lesões.

 
Dentro do time de Rugby tem de existir 'camaradagem', pois cada um dos jogadores funciona a modo de peça dentro de uma finíssima máquina. Todos os jogadores são sempre amigos, requisito indispensável para um time competente.

Isto cria também uma peculiaridade do Rugby, após as partidas, os jogadores tradicionalmente reúnem-se no chamado "terceiro tempo" em que, com muita cerveja e alegria, cantam, socializam,comentam os principais lances da partida.e , principalmente celebram aquilo que o Rugby mais preza: a amizade, a união, a fraternidade.

O espírito do Rugby é uma doutrina para seus praticantes. Prega-se que o esporte é praticado por um grupo de trinta pessoas, que somente no momento do jogo divide-se em dois grupos de quinze.Portanto, fora do campo, não há lugar para rivalidades e atitudes antiesportivas.

O Rugby é o segundo esporte coletivo mais popular no mundo, só sendo superado pelo futebol. Disputado em mais de cem países, é extremamente popular no Reino Unido, Austrália, Nova Zelândia e África do Sul, sendo essas as grandes forças do esporte. É também bastante popular na França, Itália e Argentina.

A Copa do Mundo de Rugby é o principal evento entre seleções. Disputada a cada quatro anos, trata-se do terceiro evento esportivo mais visto no planeta, ficando atrás apenas da Copa do Mundo de Futebol e dos Jogos Olímpicos. Outros eventos importantíssimos para o Rugby é o Torneio das Seis Nações, realizado anualmente pelas equipes da Inglaterra, País de Gales, Irlanda, Escócia, França e Itália e também o torneio das Três Nações, disputado por Nova Zelândia, Austrália e África do Sul.

Um pouco mais sobre o jogo...

O Rugby é praticado em campos com dimensões semelhantes às dos campos de futebol. A área de jogo é constituida pelo campo e pelos in-goals(área retangular atrás dos postes em forma de H). As partida são divididas em duas partes de quarenta minutos. O objetivo do jogo é marcar o maior número de pontos.
As equipes são formadas por 15 jogadores com posições, funções e características físicas diferentes. Os jogadores são classificados de acordo com seu físico predominante: os FORWARDS são geralmente mais pesados e fortes e os BACKS são mais leves e velozes.
                                            
                                                         
                                                                  Medidas do Campo de Rugby


O material necessário para o jogo consiste em uma bola inflável de formato oval, calções e camisas de materiais leves e resistentes, meiões e chuteiras. Alguns jogadores de posições específicas utilizam faixas para proteger as orelhas de escoriações e cortes. Também é usual a utilização de protetores bucais.


O desenvolvimento do jogo de Rugby ocorre baseado em duas concepções: uma delas é a regra da não permissão do passe para frente e a outra é o conquista dinâmica de área no campo. Além da habilidade fundamental do passe, o jogador pode também correr e driblar segurando a bola em suas mãos, pode chutá-la para frente (mas quando quiser passar a bola a um companheiro, este deve estar para trás de seu corpo durante o ataque).



O objetivo do jogo é marcar mais pontos. Cada forma de marcar pontos exige um procedimento próprio conferindo à equipe beneficiada pontos que se somam no decorrer da partida.
Existem 4 maneiras de marcar pontos: o TRY, marcado colocando-se a bola na área chamada in-goal, vale 5 pontos; a CONVERSÃO, após obtido um try a equipe tem o direito de chutar a bola para o “H”, vale 2 pontos;PENALTY KICK, no caso de faltas graves a bola é colocada no local da infração e chutada em direção ao “H”. Vale 3 pontos; o DROP GOAL, a qualquer momento da partida um jogador pode chutar a bola para o “H”, também vale 3 pontos.

Algo interessante no Rugby é que os jogadores não podem falar, discutir e jamais insultar os árbitros. Somente os capitães podem se dirigir ao árbitro, que pode punir um jogador e/ou o time caso tal regra seja desrespeitada.

Recapitulando...
Como funciona o rugby


Levar a bola para além da linha do gol adversário e apoiá-la contra o solo. Este é o objetivo do rugby, segundo maior esporte do mundo em número de praticantes (fica atrás apenas do futebol). Os números do rugby realmente impressionam. A Rugby World Cup é o terceiro maior evento esportivo, atrás apenas dos Jogos Olímpicos e da Copa do Mundo de Futebol. E, assim como no futebol, os atletas-astros do rugby recebem salários astronômicos.

 
No rugby todas as atenções estão voltadas para a bola. O formato oval da mesma deixa o percurso do passe completamente imprevisível. No jogo é permitido correr com a bola, chutá-la e passá-la para um companheiro de equipe, porém, não é permitido passar a bola para a frente.


 

E já que estamos falando em companheiro de equipe vale ressaltar que o rugby é conhecido mundialmente como um “esporte de cavalheiros”. Engana-se quem imagina o rugby como um esporte no qual um monte de jogadores brutamontes trombam o tempo inteiro brigando por uma bola.

O companheirismo e espírito de equipe é algo primordial para o bom desenvolvimento do jogo. E não estamos falando apenas dentro da mesma equipe. Um jogo de rugby amador costuma ter o que é conhecido como “terceiro tempo” - os jogadores de ambas as equipes se reúnem no final do jogo para uma confraternização onde comemoram e comentam os lances da partida. Normalmente o terceiro tempo é bancado pelo time anfitrião.

 

É claro que este é um esporte onde há contato físico. Porém, o jogador só pode ser derrubado quando estiver com a bola, ou seja, é possível saber exatamente quando você irá parar no chão! Nem todos os jogadores de rugby são altos e fortes. Cada posição requer uma habilidade específica do jogador, como força, resistência, agilidade ou velocidade.


E a melhor notícia de todos os tempos para os amantes do rugby é que o esporte foi incluído oficialmente na lista dos esportes olímpicos e fará sua estreia justamente aqui, no Brasil, nos Jogos Olímpicos de 2016.

Então, já é hora de nos familiarizarmos com ele.


O rugby nos Jogos Olímpicos
 
Os praticantes de rugby do mundo todo estão em festa.Depois de quase um século o rugby volta a figurar no programa olímpico. Melhor do que isso só mesmo o fato de que a reestreia será aqui, no Brasil, nos Jogos Olímpicos de 2016 – o principal estádio será o São Januário, do Vasco da Gama. Ao todo, 12 equipes masculinas e 12 equipes femininas estarão brigando pelo ouro olímpico em apenas 2 dias de evento.

A confirmação aconteceu em 2009 durante a realização da 121ª sessão do COI (Comitê Olímpico Internacional), em Copenhague, na Dinamarca – 81 membros do COI votaram a favor da inclusão do rugby nas Olimpíadas e apenas oito votaram contra.

  Rugby 
Equipe feminina do Brasil em jogo contra a Argentina durante Campeonato Sul-Americano

O rugbi já esteve nas Olimpíadas na modalidade de 15 jogadores, até 1924. Agora, a modalidade que estará valendo será a Seven que é mais dinâmica e agressiva, porém, com menos contato. O formato curto do Rugby Seven cai como uma luva nesse tipo de evento. O COI conseguiu ainda que a IRB assumisse um compromisso de que manterá o formato Seven no futuro em detrimento das modalidades com mais jogadores. A IRB se comprometeu ainda em transformar os Jogos Olímpicos no Mundial de Seven, garantindo assim, a presença dos melhores jogadores do mundo no evento.


Os principais torneios

Além da Rugby World Cup, outros grandes torneios de rugby são disputados ao redor do mundo. O Torneio das Seis Nações é realizado anualmente e reúne equipes da Inglaterra, País de Gales, Irlanda, Escócia, França e Itália. Já a Nova Zelândia, Austrália e África do Sul disputam o Torneio das Três Nações. As principais seleções do mundo também participam de vários amistosos durante o ano, denominados Tests, e que são bastante valorizados no mundo do rugby.
Aqui no Brasil o torneio mais importante é o Campeonato Brasileiro de Rugby.

 
Seleção Feminina foi coroada com mais um título no Sul-Americano de Rugby Sevens

Mais uma conquista, mais um título! Somos octacampeões no Sul-Americano de Rugby Sevens!
O título veio no momento certo.
Se a expectativa para 2016 já era grande, imagina agora que AS TUPIS conquistaram mais um título para o país. Durante os dois dias do torneio, acompanhamos de perto cada lance, cada try, cada corrida pelas laterais do campo.


E vale dizer que esta conquista também é da Seleção Masculina de Rugby, que terminou a competição em quinto lugar.
Nossa seleção mostrou um bom desempenho em todos os torneios que disputou este ano e ainda promete ótimos resultados.


Justiça seja feita. O rugby é hoje o segundo maior esporte em número de praticantes. A Rugby World Cup é o terceiro maior evento esportivo, superado apenas pela Copa do Mundo de Futebol e Jogos Olímpicos.

A modalidade Seven é justamente a que o Brasil possui mais potencial e melhores resultados como dissemos acima. O rugby vem crescendo vertiginosamente em nosso país. O que começou como um esporte para “universitários” (apenas na USP, Universidade de São Paulo, existem 15 equipes) hoje atinge praticamente todo o país – há equipes em 21 dos 26 estados (fonte – ABR).


 Rugby x Rugby Seven


Rugby x Rugby Seven
 RugbyRugby Seven 
Jogadores titulares 15 7
Jogadores reservas  7 5
Tempo de jogo 2 tempos de 40  minutos 2 tempos de 7 minutos
Tempo de intervalo 10 minutos 1 minuto
Jogadores no scrum 8 3
Cartão amarelo  10 minutos de suspensão 2 minutos de suspensão


O caminho para popularizar o rugby por aqui é longo. O primeiro passo, porém, já foi dado. Sediar o primeiro torneio olímpico é uma responsabilidade e tanto – mas também uma oportunidade única para desenvolver o esporte.




Foto: Tabs Matson (de vermelho) ex-All Blacks, durante treino da Seleção Tupi


IRB reconhece Rugby Tupiniquim como uma grande potência emergente no esporte

O momento para o Rugby Tupiniquim é de muita euforia fora de campo. Enquanto a Seleção treina duro para enfrentar grandes adversários, nossa exposição ao Mundo fica cada vez mais evidente.

Acabamos de ganhar um espaço no site da entidade máxima do Rugby Mundial, o IRB (International Rugby Board), que agora passa a ter uma versão do site em língua portuguesa. Isto reforça ainda mais a importância do Brasil neste novo cenário do rugby mundial.

Além disso, agora temos a presença de ex-jogadores ilustres da Nova Zelândia para orientar nossos jogadores aqui. Um intercâmbio muito importante para a evolução do esporte no país!

E a última e quentíssima novidade foi a visita dos representantes do IRB à sede do Comitê Olímpico Brasileiro (COB), graças ao excelente trabalho de Sami Arap, o Presidente da Confederação Brasileira de Rugby (CBRu).

O principal destaque deste encontro foi o mapeamento das diversas oportunidades disponíveis para o Rugby no Brasil, principalmente com a realização da Olimpíada do Rio de Janeiro/2016.

“Acreditamos que o Brasil pode aproveitar muito bem nosso novo projeto ‘Get into Rugby’, de investimento e crescimento da modalidade ao redor do mundo. Existe uma boa estrutura montada e pessoas capazes de executar o programa. O País tem um grande potencial de crescimento e o rugby tem obtido uma boa exposição na mídia nacional”, analisa Morgan Burkley, gerente geral de desenvolvimento do IRB.

O encontro foi tão especial que Sami Arap sugeriu ao IRB que abra um escritório de representação no Brasil, visando integrar-se intimamente na relação entre CBRu, o COB e as autoridades governamentais.

A Liga Nordeste de Rugby XV

Liga Nordeste de Rugby XV de 2012 ou Nordestão 2012 é uma competição patrocinada pela Confederação Brasileira de Rugby (CBRu), envolvendo equipes da Região Nordeste do Brasil. A competição terá formato distinto esse ano. Com oito equipes participante, a Liga tem dois grupos, com quatro times cada: O Grupo Norte e o Grupo Sul. O vencedor de cada grupo é classificado para a final, a ser realizada, de comum acordo, no estádio do vencedor do Grupo Sul, por esse grupo contar com as equipes mais tradicionais do torneio. Quem vencer, está classificado para a disputa da Copa do Brasil deste ano, em confronto com o campeão da região Sudeste do país.







Elisandria Mesquita
Profissional de Educação Física
Cref-004635-G/CE






 
Fontes:http://www.canalarena.com.br,http://esporte.hsw.uol.com.br,http://blog.topper.com.br/http://www.brasilrugby.com.br/

Compartilhe!

Para curtir!

Leia!!

Postagens Mais Lidas no BLOG

Marcadores

A Caminhada (1) A história da Maratona (1) A importância da Avaliação Física (1) A Maratona de São Silvestre (1) Academia x Personal (2) Adoçante vilão ou mocinho (1) Adoçantes (1) Água nos treinos (1) Alimentação e Água nos exercícios físicos (1) Alimentação nos Exercícios Prolongados (1) Alimentação nos treinos (1) Alimentação para atletas (1) Andar e ou Pedalar e benefícios (1) Aprenda a praticar CORRIDA com mais segurança e benefícios (1) Arbitragem em Atletismo (1) Atividade física para IDOSOS (1) Atividades Aeróbicas (1) Atividades Físicas (1) Avaliação Física (1) Avaliação Física em Domicílio (1) Avaliações Físicas (1) Bacia-Pélvis-Lombar (1) Badminton (1) Benefícios da massagem para IDOSOS (1) Benefícios do JUMP (1) Benefícios do Treinamento Funcional (1) Benefícios dos Exercícios Físicos (1) Bola Suíça (1) Calcule seu IMC agora (1) Caravana Petrobrás esporte e cidadania em Fortaleza (1) Ciclismo (1) Cistos de Baker (1) Como escolher o Personal Trainer?Personal Trainer (1) como passar em testes físicos para concursos (1) Como praticar a Caminhada (1) Como praticar Slick Line (1) Como surgiu o ciclismow (1) Concursos públicos (1) Condicionamento Físico (1) Congresso em Fortaleza-Ce (1) CONGRESSO OLIMPÍADA E CIDADANIA (2) Copa do mundo Fifa 2014 (1) Copa do mundo no Brasil (1) Core (1) Core Training o que é (1) Correr descalço ou calçado? (1) Correr na esteira ou ao ar LIVRE (1) Correr no calor (1) Corrida Consciente (1) Corrida e seus OBJETIVOS (1) Curso Olimpíada e Cidadania (1) De que são feitos os adoçantes (1) Dicas para Emagrecimento (1) Diferença entre Atividade e Exercício físico (1) Dor muscular (1) Dor muscular depois do exercício (1) Dry Fit (1) Esporte é inclusão social (1) esportes na 3ª Idade (1) Exercícios (1) Exercícios com HALTERES (1) Exercícios com halteres livres (1) Exercícios Físicos Conceito (1) Exercícios físicos livres (1) Fadiga muscular (1) Fifa (1) Fifa Fan Fest 2014 Fortaleza (1) físicos com bola suiça (1) Fit Ball (1) Fitas de Suspensão (1) Fitness Aquático (1) Fortalecimento dos Músculos (1) Functional Training (1) Garrafa de água nos treinos (1) Ginástica Laboral (2) Ginástica Laboral nas Empresas (1) Hidroginástica para idosos (1) Hidroginástica para todos.O que é Hidroginástica (1) Importância do Personal Trainer (2) INCLUSÃO SOCIAL (1) Intensidade de Corrida (1) Jogos Olímpicos (1) JUMP (1) Kettlebell (1) Kranking (1) LEquipe Assessoria Esportiva (2) Lesão Meniscal (1) Licenciado ou Bacharelado?Sem restrições para atuar em E.F (1) Longevidade e Esportes (1) Massagem para IDOSOS (1) Massagem para pessoas da 3ª Idade (1) Massagem Relaxante Academia Pa Kua (1) Massagens com PEDRAS quentes (1) Medidinha Certa em Fortaleza (1) Meus Contatos (1) Mitos e verdades do Adoçante (1) O que é a condromalacia patelar? (1) O que é Badminton? (1) O que é coordenação motora? (1) O que é Fitness Aquático? (1) O que é FITNESS? (1) O que é Frisbee? (1) o que é Ginástica laboral?Surgimento da Ginástica Laboral (1) O que é MASSOTERAPIA (1) O que é Massoterapia?O que é massagem?Benefícios da massoterapia (1) O que é o Kettlebell (1) O que é reabilitação? (1) O que é RPG? (1) O que é Rugby? (1) O que é sedentarismo (1) O que é SGA? (1) O que é Slack Line (1) O que é Treinamento Funcional (1) O que é Treinamento Funcional? Treinamento Funcional (1) O que é Treino CORE (1) O que é Treino Funcional Metabólico (1) O que é uma Avaliação físicas (1) O que é uma MARATONA?Maratona (1) Ofereço treinamento para concurso contacte-me (1) Patologias do Joelho (1) Personal Trainer (1) Personal Trainer ou Academia? (1) Pliometria (1) Porque ter um Personal Trainner? (1) Preparação para testes físicos (1) Protocolo TABATA (1) Qual é a importância da atividade física na terceira idade?Atividade física na 3ª idade (1) Quem é o Personal Trainer? (2) Randy Hetrick (1) Razões para praticar atividade física (1) Regras para CORRIDA saudável (1) Rendimento Físico (1) Rotinas da avaliação física (1) Roupas Esportivas (1) RPG e SGA (1) Rugby (1) SAF (1) Saúde (1) Sedentário (1) Seleção Brasileira (1) SESC (1) SESC ATIVO (1) Sesc-Ceará (1) SESI (1) SESI e REDE GLOBO medidinha certa (1) SESI e REDE Globo no esporte e cidadania (1) SESI esportes (1) SESI lazer (1) SESI produtos e serviços (1) Sesi-Atleta do Futuro (1) Slack Line (1) Supino (1) Supino com Barra (1) Tecidos Inteligentes (1) Terceira Idade e Esportes (1) Testes físicos para Concursos (1) Tipos de Bicicletas (1) Treinamento Contínuo (1) Treinamento de Força (1) Treinamento de força e condicionamento (2) Treinamento de Velocidade (1) Treinamento em Suspensão (1) Treinamento FARTLEK (1) Treinamento intervalado (1) Treinamentos para concurso (1) Treino Tabata (1) Treino TABATA 4 minutos (1) TRX (1) Vamos pular corda? (1) Veja exercícios com alteres livres (1) Vídeos (2)

Marcadores

 
 

Meus leitores no MUNDO

Arquivos do Blog