sexta-feira, 18 de maio de 2012

Tecidos inteligentes x Esportes!



Você sabia que a roupa com a qual você pratica seus exercícios físicos influencia e muito nos resultados obtidos???


É exatamente apostando nisso que as indústrias investem cada vez mais nos chamados tecidos inteligentes: roupas pensadas e desenvolvidas para potencializar os benefícios das atividades físicas e minimizar os seus possíveis inconvenientes.


A ciência por trás da maioria das conquistas que os tecidos inteligentes tiveram até o momento é a nanotecnologia(construção de estruturas e novos materiais a partir dos átomos).

Atualmente já podemos encontrar no mercado roupas que protegem contra o sol, que secam rapidamente, eliminam odores, ajudam na cicatrização de ferimentos e até mesmo prometem agir contra a celulite e o ressecamento da pele entre outras.


Marcas esportivas famosas como a Mizuno, Adidas, Track and Field, Nike,Speedo já estão oferecendo aos seus consumidores roupas esportivas confeccionadas com tecidos tecnológicos, capazes de barrar as radiações solares, evitar a formação de maus odores, mantendo-se sempre secos e bonitos. 



                        

Esses tecidos carregam a mais alta tecnologia empregada pela indústria têxtil na confecção de fios e tramas especiais. Como a microfibra de última geração, um tecido totalmente permeável que absorve rapidamente a umidade do corpo e a transporta para as camadas mais externas do tecido, imitando o sistema de transpiração da nossa pele.

Resultado: nem parece que o dono da camisa estava se exercitando!

O tecido refrigerado possui um tipo de texturização a ar feita nas malhas do fio capaz de criar um verdadeiro microclima interno, que mantém o conforto térmico independente da 
temperatura externa.

 

Entre essas maravilhas tecnológicas se destacam ainda os tecidos com efeito desodorante, com proteção solar e até com poder cosmético.
Os primeiros têm ação bactericida, que promete inibir a proliferação dos microorganismos causadores de odores em nosso corpo (sobretudo nas regiões das axilas e nos pés).

  us-athletes-nike-golf-ball-2.jpg 


Já os tecidos com proteção solar recebem um tratamento químico especial que garante proteção com os raios UVA e UVB. Os fatores de proteção podem variar entre 20 e 50 e facilitam a vida de quem pratica atividades ao ar livre. Algumas marcas fabricantes também oferecem tecidos com espectrofotômetro, um sistema capaz de medir a quantidade de raios ultravioletas que foram absorvidos pelo tecido e pela pele.

 

As roupas com propriedades cosméticas, por sua vez, prometem hidratar a pele e retardar o seu envelhecimento devido à adição de jojoba, vitamina E e aloe vera em suas fibras ou acabar de vez com o vilão número um do universo feminino, a celulite. Os chamados tecidos anticelulites, são produzidos com partículas de biocerâmica e chegam a emitir raios infravermelhos que aquecem a região, melhorando a circulação sanguínea, a nutrição das células e a elasticidade da pele. 
 
A marca Track & Field, por exemplo, possui a linha Red Tech na qual partículas especiais são incorporadas ao tecido para alterar suas características. Através de mineirais colocados na estrutura do fio, o tecido passa a emitir ondas de infravermelho que chegam à pele e ajudam a melhorar a circulação sanguínea.

A Tavex, por sua vez, desenvolveu a linha Tecnopolo Light, na qual um filme nanoestruturado na superfície do tecido ajuda a secar mais rapidamente a roupa.




Os esportes praticados por competição, para condicionamento físico ou simplesmente com objetivos de bem-estar exigem equipamentos e roupas adequadas. Contudo, nem sempre temos alcance a eles, por razões de oferta no mercado ou falta de informação adequada e verdadeira.

Dessa forma, a Sta. (Santa Constancia) tem como premissas a Ciência e a Tecnologia para aprimorar tecidos, envolvendo profissionais renomados em suas competências, tais como médicos do esporte, fisiologistas e atletas para testar cientificamente as funcionalidades e benefícios desses equipamentos do vestuário esportivo.

Em parceria com o CEMAFE, nasceu o iShirt test® em sua primeira versão, que buscou responder quais eram os requisitos fisio-têxteis necessários para uma camiseta ideal de corrida. O resultado foi o desenvolvimento do tecido Leggerissimo Pro®, atualmente um consagrado campeão na preferência dos adeptos de corrida, graças a sua leveza, alta porosidade e troca térmica equilibrada.



Outros Diferenciais




Tecnologias Dri-Fit (tecido que afasta o suor, mantendo o corpo seco e confortável) e Stay Cool (mantém o corpo fresco, mesmo sob esforço)

Então.O que são tecidos inteligentes?

Os tecidos inteligentes são modificados quimicamente de acordo com a função a que se destinam: proteger, repelir, aquecer, refrigerar etc.

Como escolher peças inteligentes?

- Procure por peças que facilitam a evaporação do suor
- Já existem roupas que protegem a pele de raios solares
- Pergunte se o tecido é antibacteriano e antifúngico, pois estes microorganismo diminuem a proliferação de microorganismos que gostam de ambientes quentes e úmidos, causando mau cheiro após a prática do exercício
- Usar uma meia simples de algodão é considerado um dos erros mais comuns entre os esportistas, já que o tecido retém a umidade e aumenta a probabilidade de infecções. É recomendado o uso de meias feitas de combinações de materiais que são geralmente mais finos que algodão e podem ser mais confortáveis para quem tem pés mais sensíveis. Experimente as de compressão (úteis para problemas de inchaço), de amortecimento (com gel na sola) e meias médicas especiais (que liberam desinfetantes anti-fungos e anti-bactérias).

Teste da Camiseta Inteligente

O CEMAFE (Centro de Medicina da Atividade Física do Esporte), em parceria com tecelagem Santaconstancia, realizou recentemente o iShirt Test, também conhecido como Teste da Camiseta Inteligente. O objetivo do trabalho foi avaliar o tecido mais adequado para a prática de atividades de alta performance.

O teste evidenciou a diferença de temperatura do corpo, durante e após a corrida, resultado os atributos do tecido na troca térmica como: efeito colante, absorção do suor e a velocidade de secagem das camisetas.

O algodão, por exemplo, apesar do toque agradável, tem fibras que encharcaram facilmente e demoraram a secar, prejudicando o desempenho do atleta, por causa de possíveis calafrios. Assim, o corpo precisa gerar mais energia para aquecer o organismo e manter o equilíbrio térmico (por volta dos 32o C). 


Já o polièster apresentou baixa absorção de umidade, deixando a camiseta e o microclima quentes e desconfortáveis, o que também altera o comportamento fisiológico do corpo, diminuindo a performance.



Contatos para;

  • Personal Trainner
  • Treinadora para concursos
  • Exercícios para pessoas da 3ª idade (melhor idade)
  • Ginástica Laboral em sua empresa
  • Grupos de corrida,caminhada e exercícios físicos em seu condomínio

Profª Elisandria Mesquita (CREF-004635-G/Ce)
E-mail:(elisandria@hotmail.com)
Cel: 85.99496299/85.87157060/ (oi) 85.99504224 (tim) atuando em Fortaleza-Ce
Facebook/http://www.facebook.com/elisandria.fitness




Dica de Leiturahttp://revistagalileu.globo.com/Galileu/0,6993,ECT832813-1719-1,00.html Fonte:http://www.corposaun.com,
http://bemfeminina.com.br,http://www.santaconstancia.com.br,

Compartilhe!

Para curtir!

Leia!!

Postagens Mais Lidas no BLOG

Marcadores

A Caminhada (1) A história da Maratona (1) A importância da Avaliação Física (1) A Maratona de São Silvestre (1) Academia x Personal (2) Adoçante vilão ou mocinho (1) Adoçantes (1) Água nos treinos (1) Alimentação e Água nos exercícios físicos (1) Alimentação nos Exercícios Prolongados (1) Alimentação nos treinos (1) Alimentação para atletas (1) Andar e ou Pedalar e benefícios (1) Aprenda a praticar CORRIDA com mais segurança e benefícios (1) Arbitragem em Atletismo (1) Atividade física para IDOSOS (1) Atividades Aeróbicas (1) Atividades Físicas (1) Avaliação Física (1) Avaliação Física em Domicílio (1) Avaliações Físicas (1) Bacia-Pélvis-Lombar (1) Badminton (1) Benefícios da massagem para IDOSOS (1) Benefícios do JUMP (1) Benefícios do Treinamento Funcional (1) Benefícios dos Exercícios Físicos (1) Bola Suíça (1) Calcule seu IMC agora (1) Caravana Petrobrás esporte e cidadania em Fortaleza (1) Ciclismo (1) Cistos de Baker (1) Como escolher o Personal Trainer?Personal Trainer (1) como passar em testes físicos para concursos (1) Como praticar a Caminhada (1) Como praticar Slick Line (1) Como surgiu o ciclismow (1) Concursos públicos (1) Condicionamento Físico (1) Congresso em Fortaleza-Ce (1) CONGRESSO OLIMPÍADA E CIDADANIA (2) Copa do mundo Fifa 2014 (1) Copa do mundo no Brasil (1) Core (1) Core Training o que é (1) Correr descalço ou calçado? (1) Correr na esteira ou ao ar LIVRE (1) Correr no calor (1) Corrida Consciente (1) Corrida e seus OBJETIVOS (1) Curso Olimpíada e Cidadania (1) De que são feitos os adoçantes (1) Dicas para Emagrecimento (1) Diferença entre Atividade e Exercício físico (1) Dor muscular (1) Dor muscular depois do exercício (1) Dry Fit (1) Esporte é inclusão social (1) esportes na 3ª Idade (1) Exercícios (1) Exercícios com HALTERES (1) Exercícios com halteres livres (1) Exercícios Físicos Conceito (1) Exercícios físicos livres (1) Fadiga muscular (1) Fifa (1) Fifa Fan Fest 2014 Fortaleza (1) físicos com bola suiça (1) Fit Ball (1) Fitas de Suspensão (1) Fitness Aquático (1) Fortalecimento dos Músculos (1) Functional Training (1) Garrafa de água nos treinos (1) Ginástica Laboral (2) Ginástica Laboral nas Empresas (1) Hidroginástica para idosos (1) Hidroginástica para todos.O que é Hidroginástica (1) Importância do Personal Trainer (2) INCLUSÃO SOCIAL (1) Intensidade de Corrida (1) Jogos Olímpicos (1) JUMP (1) Kettlebell (1) Kranking (1) LEquipe Assessoria Esportiva (2) Lesão Meniscal (1) Licenciado ou Bacharelado?Sem restrições para atuar em E.F (1) Longevidade e Esportes (1) Massagem para IDOSOS (1) Massagem para pessoas da 3ª Idade (1) Massagem Relaxante Academia Pa Kua (1) Massagens com PEDRAS quentes (1) Medidinha Certa em Fortaleza (1) Meus Contatos (1) Mitos e verdades do Adoçante (1) O que é a condromalacia patelar? (1) O que é Badminton? (1) O que é coordenação motora? (1) O que é Fitness Aquático? (1) O que é FITNESS? (1) O que é Frisbee? (1) o que é Ginástica laboral?Surgimento da Ginástica Laboral (1) O que é MASSOTERAPIA (1) O que é Massoterapia?O que é massagem?Benefícios da massoterapia (1) O que é o Kettlebell (1) O que é reabilitação? (1) O que é RPG? (1) O que é Rugby? (1) O que é sedentarismo (1) O que é SGA? (1) O que é Slack Line (1) O que é Treinamento Funcional (1) O que é Treinamento Funcional? Treinamento Funcional (1) O que é Treino CORE (1) O que é Treino Funcional Metabólico (1) O que é uma Avaliação físicas (1) O que é uma MARATONA?Maratona (1) Ofereço treinamento para concurso contacte-me (1) Patologias do Joelho (1) Personal Trainer (1) Personal Trainer ou Academia? (1) Pliometria (1) Porque ter um Personal Trainner? (1) Preparação para testes físicos (1) Protocolo TABATA (1) Qual é a importância da atividade física na terceira idade?Atividade física na 3ª idade (1) Quem é o Personal Trainer? (2) Randy Hetrick (1) Razões para praticar atividade física (1) Regras para CORRIDA saudável (1) Rendimento Físico (1) Rotinas da avaliação física (1) Roupas Esportivas (1) RPG e SGA (1) Rugby (1) SAF (1) Saúde (1) Sedentário (1) Seleção Brasileira (1) SESC (1) SESC ATIVO (1) Sesc-Ceará (1) SESI (1) SESI e REDE GLOBO medidinha certa (1) SESI e REDE Globo no esporte e cidadania (1) SESI esportes (1) SESI lazer (1) SESI produtos e serviços (1) Sesi-Atleta do Futuro (1) Slack Line (1) Supino (1) Supino com Barra (1) Tecidos Inteligentes (1) Terceira Idade e Esportes (1) Testes físicos para Concursos (1) Tipos de Bicicletas (1) Treinamento Contínuo (1) Treinamento de Força (1) Treinamento de força e condicionamento (2) Treinamento de Velocidade (1) Treinamento em Suspensão (1) Treinamento FARTLEK (1) Treinamento intervalado (1) Treinamentos para concurso (1) Treino Tabata (1) Treino TABATA 4 minutos (1) TRX (1) Vamos pular corda? (1) Veja exercícios com alteres livres (1) Vídeos (2)

Marcadores

 
 

Meus leitores no MUNDO

Arquivos do Blog