terça-feira, 8 de maio de 2012

Treinamento Funcional ?


O corpo humano é projetado para funcionar como uma unidade, com os músculos sendo ativados em seqüências especifica para produzir um movimento desejado. Em cada movimento, vários músculos estão envolvidos e todos eles realizam uma função diferente. O sistema nervoso central ( SNC ), além de diferentes funções motora, é responsável pela ativação muscular e programado para organizar esses movimentos.



Através de diferentes sinais enviados ao SNC, partindo da pele, das articulações e dos músculos, são detectados detalhes sobre a posição de cada parte do corpo em relação ao ambiente proposto e as outras partes corporais, a velocidade do movimento e o ângulo articular.

Com esse propósito, o Treinamento Funcional foi criado nos Estados Unidos por diferentes autores desconhecidos e, vem sendo muito bem difundido no Brasil, ganhando inúmeros praticantes. Tem como princípio preparar o organismo de maneira íntegra, segura e eficiente através do centro corporal, chamado nesse método por CORE.

 
Vários dos objetivos desse método de exercício representam uma volta à utilização dos padrões fundamentais do movimento humano ( como empurrar, puxar, agachar, girar, lançar, dentre outros ), envolvendo a integração do corpo todo para gerar um gesto motor específico em diferentes planos de movimento. Um exemplo contrário a esse método, é o trabalho isolado do corpo para gerar um gesto motor específico, como visto na musculação tradicional. 
Essa visão abrangente permite que o Treinamento Funcional atinja o objetivo de controlar o sistema músculo-esquelético, sem abrir mão do aperfeiçoamento do sistema sensório-motor e proprioceptivo, geralmente esquecido pelos treinamentos convencionais. Além disso, a postura do corpo humano é controlada diretamente através destes órgãos sensitivo, que tem entre suas principais funções, a regulação do equilíbrio e a orientação do corpo no ambiente. No entanto, esse treinamento visa aprimorar ou resgatar a eficiência do movimento humano para atividades do cotidiano.

O treinamento funcional não é uma novidade, pois a funcionalidade do ser humano já foi uma questão de sobrevivência.




Seguindo a linha histórica, na mitologia grega é observada a importância de uma plena funcionalidade para sucesso de desafios propostos, como Os doze trabalhos de Hércules. Na Grécia Antiga encontramos os Jogos Olímpicos. Para melhoria da performance os atletas gregos desenvolveram equipamentos e métodos de treinamento específicos para superação de resultados. Esta prática, também foi aplicada na Roma Antiga, entre os gladiadores.

Na atualidade o treinamento funcional, mantém a sua essência como um método de treinamento físico, com a premissa básica de melhoria da aptidão física relacionada à saúde ou melhoria da aptidão física relacionada a performance e prevenção de lesão músculo esquelético. 

Tem como característica realizar a convergência das habilidades biomotoras fundamentais do ser humano, para produção de movimentos mais eficientes.

A vantagem deste método de treinamento é a de atender tanto o indivíduo mais condicionado como o menos condicionado, criando um ambiente dinâmico de treino.

 
Paul Chek desenvolveu um sistema de treinamento funcional focado nos movimentos fundamentais do homem primitivo e que são executados também no cotidiano do homem moderno, são eles os movimentos de: agachar, avançar, abaixar, puxar, empurrar, levantar e girar.

Algumas linhas de pesquisa sobre treinamento funcional referem-se ao treinamento com instabilidade e/ou treinamento do core.

Treinamento Core

Podemos entender como treinamento do core um programa de exercícios físicos que visa melhorar a capacidade de controlar a posição e o movimento do tronco sobre a pelve e as pernas para permitir uma ótima produção, transferência e controle da força e movimento para o segmento distal, numa cadeia integrada de atividades. Desta forma o produto do controle motor e da capacidade muscular do complexo lombo-pélvico-quadril é a estabilidade do centro corporal (core). 
 
O treinamento funcional visa trabalhar as valências físicas de forma equilibrada, entre as valências físicas abordadas pelo método estão:
Equilíbrio;
Força;
Flexibilidade;
Resistência;
Coordenação;
Velocidade.


 

O functional training, ou treinamento funcional, é uma técnica de treinamento físico fulcrada no desenvolvimento de um sistema neuromuscular integrado, cujo objetivo principal é tornar o corpo humano uma máquina de locomoção mais eficiente.

A maior virtude do functional training é a notória percepção de como a máquina "corpo humano" funciona. Há muitos anos, mantém-se uma cultura de treinamento voltada ao ganho de massa, à hipertrofia, à queima de calorias e, quase sempre, o fator qualidade de movimento é negligenciado.

O Functional Training (treinamento funcional) surge exatamente da necessidade de se suprir a carência existente na integração dos movimentos do corpo quando da realização de exercícios. Com base nisto, parte da premissa de que o corpo humano é uma máquina criada para trabalhar em constantes ciclos de estabilidade e/ou mobilidade, variando conforme a área do corpo trabalhada no momento. 


 

Assim, os maiores responsáveis por todo o suporte dessa cadeia cíclica são os músculos da parede abdominal que se estendem posterior e conjuntamente com os músculos estabilizadores da coluna lombar, conectando as atividades dos membros superiores com as atividades dos membros inferiores.

Funcionalmente falando, nenhuma atividade seria realizada em nosso corpo, caso estes músculos estabilizadores não trabalhassem eficientemente para que os membros, tanto inferiores quanto superiores, pudessem executar suas funções.

Com essa noção, é possível notar que o desenvolvimento da estabilidade do tronco é essencial para o desenvolvimento de qualquer atividade física, desde as simples, como caminhar, correr, sentar, levantar, agachar, subir e descer escada, às complexas, como a prática de esportes recreativos e de alto rendimento.

 

Para trabalhar-se o tronco, utilizamos algumas ferramentas de trabalho que conjugam o estímulo de estabilidade aos músculos que tem como funcao principal "estabilização" e protecao da espinha dorsal:

Bridges (pontes) - Exercício educativo de ativação muscular dos extensores do quadril, estimulando os músculos estabilizadores da cadeia posterior do tronco; (assistir vídeo)

Core Hold (estabilização de tronco com transição) - Exercício educativo cuja finalidade é ativar a musculatura da cadeia anterior do tronco. A parede abdominal aqui tem a função de prevenir a hiperextensão da coluna lombar. O trabalho em transição é um estimulo a mais para que os músculos da parede permaneçam executando sua função em movimento; (assistir vídeo)

Monster Walk (Passada Lateral) - a resistência oferecida pela liga exige que os estabilizadores do ombro sejam ativados, enquanto que os extensores da espinha dorsal mantêm estável o movimento, auxiliando também na estabilização da escápula durante a execução da passada lateral, onde ocorre recrutamento dos músculos do quadril; (assistir vídeo)



Airplane (Avião) - Exercício de estabilidade do tronco e dos ombros e de mobilidade para a articulação do quadril. Adotando uma posição em forma de "T", o exercício é executado unilateralmente com elevação de uma das pernas, algo como um pêndulo. Este é um dos exercícios mais funcionais dentre os existentes, pois, num mesmo movimento, realiza a ativação dos estabilizadores da escápula, dos extensores da coluna dorsal, dos músculos mobilizadores e dos estabilizadores do quadril. É um incrível estímulo proprioceptivo a toda cadeia posterior do sistema neuromuscular locomotor.

 

Isso é o que o Functional Training ou seja o TREINAMENTO FUNCIONAL pode oferecer. Um sistema neuromuscular locomotor mais eficiente se mostra primordial para o bom desempenho de qualquer atividade.

Na maioria dos casos, um simples trabalho de autoconsciência corporal é o essencial para que se alcancem ganhos consideráveis de rendimento físico.

 






Contatos para;

  • Personal Trainner
  • Treinadora para concursos
  • Exercícios físicos para pessoas da 3ª idade (melhor idade)
  • Ginástica Laboral em sua empresa (ligue e peça um orçamento)
  • Grupos de corrida,caminhada e exercícios físicos em seu condomínio

Profª Elisandria Mesquita (CREF-004635-G/Ce)
E-mail:(elisandria@hotmail.com)
Cel: 85.99496299/85.87157060/ (oi) 85.99504224 (tim) atuando em Fortaleza-Ce
Facebook/http://www.facebook.com/elisandria.fitness





Elisandria Mesquita

Profisssional de educação física
elisandria@hotmail.com




Fontes:http://www.treinamentofuncional.com

Compartilhe!

Para curtir!

Leia!!

Postagens Mais Lidas no BLOG

Marcadores

A Caminhada (1) A história da Maratona (1) A importância da Avaliação Física (1) A Maratona de São Silvestre (1) Academia x Personal (2) Adoçante vilão ou mocinho (1) Adoçantes (1) Água nos treinos (1) Alimentação e Água nos exercícios físicos (1) Alimentação nos Exercícios Prolongados (1) Alimentação nos treinos (1) Alimentação para atletas (1) Andar e ou Pedalar e benefícios (1) Aprenda a praticar CORRIDA com mais segurança e benefícios (1) Arbitragem em Atletismo (1) Atividade física para IDOSOS (1) Atividades Aeróbicas (1) Atividades Físicas (1) Avaliação Física (1) Avaliação Física em Domicílio (1) Avaliações Físicas (1) Bacia-Pélvis-Lombar (1) Badminton (1) Benefícios da massagem para IDOSOS (1) Benefícios do JUMP (1) Benefícios do Treinamento Funcional (1) Benefícios dos Exercícios Físicos (1) Bola Suíça (1) Calcule seu IMC agora (1) Caravana Petrobrás esporte e cidadania em Fortaleza (1) Ciclismo (1) Cistos de Baker (1) Como escolher o Personal Trainer?Personal Trainer (1) como passar em testes físicos para concursos (1) Como praticar a Caminhada (1) Como praticar Slick Line (1) Como surgiu o ciclismow (1) Concursos públicos (1) Condicionamento Físico (1) Congresso em Fortaleza-Ce (1) CONGRESSO OLIMPÍADA E CIDADANIA (2) Copa do mundo Fifa 2014 (1) Copa do mundo no Brasil (1) Core (1) Core Training o que é (1) Correr descalço ou calçado? (1) Correr na esteira ou ao ar LIVRE (1) Correr no calor (1) Corrida Consciente (1) Corrida e seus OBJETIVOS (1) Curso Olimpíada e Cidadania (1) De que são feitos os adoçantes (1) Dicas para Emagrecimento (1) Diferença entre Atividade e Exercício físico (1) Dor muscular (1) Dor muscular depois do exercício (1) Dry Fit (1) Esporte é inclusão social (1) esportes na 3ª Idade (1) Exercícios (1) Exercícios com HALTERES (1) Exercícios com halteres livres (1) Exercícios Físicos Conceito (1) Exercícios físicos livres (1) Fadiga muscular (1) Fifa (1) Fifa Fan Fest 2014 Fortaleza (1) físicos com bola suiça (1) Fit Ball (1) Fitas de Suspensão (1) Fitness Aquático (1) Fortalecimento dos Músculos (1) Functional Training (1) Garrafa de água nos treinos (1) Ginástica Laboral (2) Ginástica Laboral nas Empresas (1) Hidroginástica para idosos (1) Hidroginástica para todos.O que é Hidroginástica (1) Importância do Personal Trainer (2) INCLUSÃO SOCIAL (1) Intensidade de Corrida (1) Jogos Olímpicos (1) JUMP (1) Kettlebell (1) Kranking (1) LEquipe Assessoria Esportiva (2) Lesão Meniscal (1) Licenciado ou Bacharelado?Sem restrições para atuar em E.F (1) Longevidade e Esportes (1) Massagem para IDOSOS (1) Massagem para pessoas da 3ª Idade (1) Massagem Relaxante Academia Pa Kua (1) Massagens com PEDRAS quentes (1) Medidinha Certa em Fortaleza (1) Meus Contatos (1) Mitos e verdades do Adoçante (1) O que é a condromalacia patelar? (1) O que é Badminton? (1) O que é coordenação motora? (1) O que é Fitness Aquático? (1) O que é FITNESS? (1) O que é Frisbee? (1) o que é Ginástica laboral?Surgimento da Ginástica Laboral (1) O que é MASSOTERAPIA (1) O que é Massoterapia?O que é massagem?Benefícios da massoterapia (1) O que é o Kettlebell (1) O que é reabilitação? (1) O que é RPG? (1) O que é Rugby? (1) O que é sedentarismo (1) O que é SGA? (1) O que é Slack Line (1) O que é Treinamento Funcional (1) O que é Treinamento Funcional? Treinamento Funcional (1) O que é Treino CORE (1) O que é Treino Funcional Metabólico (1) O que é uma Avaliação físicas (1) O que é uma MARATONA?Maratona (1) Ofereço treinamento para concurso contacte-me (1) Patologias do Joelho (1) Personal Trainer (1) Personal Trainer ou Academia? (1) Pliometria (1) Porque ter um Personal Trainner? (1) Preparação para testes físicos (1) Protocolo TABATA (1) Qual é a importância da atividade física na terceira idade?Atividade física na 3ª idade (1) Quem é o Personal Trainer? (2) Randy Hetrick (1) Razões para praticar atividade física (1) Regras para CORRIDA saudável (1) Rendimento Físico (1) Rotinas da avaliação física (1) Roupas Esportivas (1) RPG e SGA (1) Rugby (1) SAF (1) Saúde (1) Sedentário (1) Seleção Brasileira (1) SESC (1) SESC ATIVO (1) Sesc-Ceará (1) SESI (1) SESI e REDE GLOBO medidinha certa (1) SESI e REDE Globo no esporte e cidadania (1) SESI esportes (1) SESI lazer (1) SESI produtos e serviços (1) Sesi-Atleta do Futuro (1) Slack Line (1) Supino (1) Supino com Barra (1) Tecidos Inteligentes (1) Terceira Idade e Esportes (1) Testes físicos para Concursos (1) Tipos de Bicicletas (1) Treinamento Contínuo (1) Treinamento de Força (1) Treinamento de força e condicionamento (2) Treinamento de Velocidade (1) Treinamento em Suspensão (1) Treinamento FARTLEK (1) Treinamento intervalado (1) Treinamentos para concurso (1) Treino Tabata (1) Treino TABATA 4 minutos (1) TRX (1) Vamos pular corda? (1) Veja exercícios com alteres livres (1) Vídeos (2)

Marcadores

 
 

Meus leitores no MUNDO

Arquivos do Blog